Leitura do artigo ‘Exclusão Social Resistência Quilombola’ por Laísia Ferreira

ACONTECE AGORA

Leitura do artigo ‘Exclusão Social Resistência Quilombola’ por Laísia Ferreira.

SALA VIRTUAl
Reunião no Google Meet: https://meet.google.com/wzg-gvje-phh (a partir das 18:15)

Acompanhe, comente e participe da *Transmissão online* na Live do Léo:
https://youtu.be/FEZBWvc4vz4

 

 


Exclusão social e a resistência dos povos quilombolas é o tema de evento online da agenda do Movimento de Inclusão Cultural de Morro do Chapéu, BA nesta terça-feira, 09 de março, às 18:15h.

Leitura do artigo:

Laísia Ferreira, 38, presidente da Associação Comunitária dos Produtores Remanescentes do Quilombo de Ouricuri II fará a leitura do artigo “EXCLUSÃO SOCIAL RESISTÊNCIA QUILOMBOLA“, de sua autoria, publicado na #AgendaMIC em março de 2021 que aborda as principais dificuldades enfrentadas no exercício da cidadania, a burocracia e a lentidão do governo nos processos.

“A exclusão social tem sido uma grande problemática, por ser uma comunidade quilombola, a mesma é composta por 95% de negros, a maioria mulheres e jovens. Esse público vem enfrentando muitas dificuldades no mercado de trabalho quando saem para uma oportunidade de emprego. Percebe-se que a luta maior dentro da comunidade tem sido esses enfrentamentos citados acima, e que tem dificultado o desenvolvimento e a autoestima das pessoas. A comunidade é carente de apoio em tudo, e no que diz respeito à cultura principalmente, a mesma tem caminhado com as próprias pernas resistindo para dar continuidade e não desistir de seus propósitos.” – L.F

 

Mulher Preta Quilombola

Sirlene Santos, ativista quilombola e presidente da Associação Mulheres Quilombolas em Ação Dandara dos Palmares de Ouricuri II mediará a conversa entre os participantes convidados(as).

Família V.V.C. Capoeira – Conexão Brasil e Alemanha

Professor Borracha e os estagiários Manhos e Tubarão comentam as ações do “Projeto Capoeira: Arte, Educação e Cidadania” realizado por integrantes do grupo de capoeira Vem Vadiá, Camará em Ouricuri II, Morro do Chapéu e em Mainz, cidade na Alemanha.

Após a leitura do artigo carticipantes convidados farão os comentários; entre eles.

Luciano Lula: Agricultor familiar, Sindicalista, Vereador de Morro do Chapéu.

Shaolin Barreto: Músico, ativista cultural, Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Luís Eduardo Magalhães.

Aragonez Fagundes: Cineasta, Presidente do Conselho Mun. de Política Cultural de Morro do Chapéu.

Sarah Goes:- Musicista, ativista cultura e Redatora da AgendaMIC.

Marcada para as 18:15, a leitura do artigo, por Laísia Ferreira, será realizada na plataforma google meet e será transmitida aovivo na Live do Léo.

Data

mar 09 2021
Expired!

Tempo

18:15

Localização

Sala Virtual da AgendaMIC
Categoria
Welton Matos da Cruz

Organizador

Welton Matos da Cruz
Fone
(74) 99944-2140
E-mail
weltonmatos7@gmail.com
Website
https://www.linkedin.com/in/weltonmatos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo